EXTRA! EXTRA! CHEGOU A ONDA TROPICAL!

sobre nós

A história da Ginga começa com a inspiração em uma mulher extraordinária: a avó da nossa fundadora, uma verdadeira mestre do garimpo. Com um olhar apurado, ela tinha um talento especial para resgatar peças que muitos consideravam dispensáveis. Sempre que a família selecionava roupas para doação, ela, discretamente, fazia sua própria curadoria, guardando peças que considerava valiosas, mesmo quando ninguém mais os queria. Depois do seu falecimento, Camilla, nossa fundadora, retornou ao Brasil após quatro anos morando em Lisboa e revisitou o guarda-roupa da avó. Foi surpreendida com um acervo vasto de moda vintage. Foi nesse contexto, em outubro de 2023, que a primeira visão da Ginga apareceu.

“Eu tava mais ou menos no meio de uma viagem de 6 meses pelo Nordeste do Brasil, pouco depois de ter ido a São Paulo na casa da minha avó. Eu tava deitada na rede da casa de um casal de amigos queridos em Imbassaí, uma cidade litorânea da Bahia, e a ideia da Ginga veio tipo uma rajada, é como chamam a tal da epifania né? Acho que foi todo o contexto nordestino - riquíssimo em cultura popular, e que inegavelmente é o coração do país - que ampliou minhas referências e minhas possibilidades. Sem dúvidas uma fonte de inspirações.” - Camilla Benedetti

De volta a Portugal, o que inicialmente seria uma loja de roupas de segunda mão, rapidamente se transformou em algo muito maior. Ao mergulhar no mundo da moda, percebeu-se não apenas o espaço, mas a necessidade urgente de inovação. Enxergamos os impactos da indústria da moda massificada com lentes de aproximação, e o que mais nos preocupa é a maneira como isso molda a nossa sociedade. A vestimenta desempenha um papel fundamental em nossas vidas, representa armadura, identidade, autoconfiança e revolução. A fast fashion tem diluído a magia que existe por trás da maestria da costura e do design. Hoje, as peças são frequentemente baratas, de baixa qualidade e produzidas em massa, deixando uma pesada pegada ecológica.

A Ginga vem para quebrar o paradigma de que moda é algo momentâneo, limitado ao "hoje e agora". Nossas escolhas devem ser conscientes e, assim como a avó da Camilla, garantir que perdurem gerações.

Ginga.
Criando moda com propósito.

Entenda tudo abaixo sobre ->

os impactos da indústria da moda e o nosso papel

o nosso manifesto

Deixamos aqui o documento do nosso manifesto que abrange as palavras-chave que compõe a identidade e os pilares da nossa marca, sintetizando o que foi apresentado no vídeo.

Para baixar o pdf do nosso manifesto basta clicar aqui!